Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Equipa de Investigacao

José Pedro Paiva (Investigador Responsável) – FLUC/CHSC

José Pedro Paiva é doutorado em História e professor catedrádico na Universidade de Coimbra, diretor do Arquivo da Universidade e da Faculdade de Letras da mesma Universidade. É ainda investigador integrado do Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC), colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR - UCP), e membro da Academia Portuguesa da História.

Já participou e coordenou diversos projetos nacionais e internacionais, foi professor convidado na Universidade de S. Paulo e bolseiro da John Carter Brown Library e da Nederlanse Organisatie voor Wetenschappelijk Onderzoek.

As suas principais áreas de interesse são: História religiosa; Inquisição; Reforma Católica; Bruxaria e feitiçaria na Época Moderna; Misericórdias; História Moderna de Portugal; História do império ultramarino protuguês; União Ibérica (1580-1640).

CV: http://orcid.org/0000-0001-5312-1138

Produção formato digital: https://cegot.academia.edu/JosePaiva

Jaime Ricardo Gouveia (co-Investigador Responsável) – FLUC/CHSC

Licenciado (2003) e mestre em História Moderna (2007) pela Universidade de Coimbra. Master of research (2008) e Doutor em História e Civilização (2011) pelo European University Institute (EUI) de Florença. Autor de 16 livros de História e dezenas de artigos em revistas científicas da sua especialidade. Recebeu 6 prémios científicos, entre os quais o Prémio Gulbenkian da Academia Portuguesa da História (2015). Foi bolseiro do Ministério dos Negócios Estrangeiros português e da Fundação Para a Ciência e Tecnologia e atualmente é investigador integrado do CHSC – Universidade de Coimbra e professor credenciado do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

As suas principais áreas de interesse são: História Moderna; História Eclesiástica e Religiosa; História Comparativa e Transnacional; História do Direito; História colonial.

CV: http://lattes.cnpq.br/6355281088932875

Produção formato digital: https://coimbra.academia.edu/JaimeGouveia

Aldair Rodrigues - UNICAMP

Aldair Rodrigues possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP, 2003), mestrado (2007) e doutorado (2012) em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio na Universidade de Évora e na Universidade de Coimbra, pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2013-2016) e na Yale University (CT, USA, 2014-2015), onde foi pesquisador no âmbito do Council on Latin American and Iberian Studies coordenando a Brazil Lecture Series. Foi professor temporário do Instituto de Relações Internacionais da USP (2012) e atualmente é professor efetivo do Departamento de História da UNICAMP, dedicando-se ao estudo da diáspora africana no Brasil colonial. É vencedor do Prêmio CAPES 2013 de melhor tese da área de História e do Grande Prêmio CAPES de Tese Darcy Ribeiro - Grandes Áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar-Ensino e Interdisciplinar e autor de Igreja e Inquisição no Brasil (Alameda, 2014) e Limpos de Sangue (Alameda, 2011).

CV: http://lattes.cnpq.br/3869863702767857

Produção formato digital: https://unicamp.academia.edu/ARodrigues



Ana Maria Mendes Ruas Alves

Ana Maria Mendes Ruas Alves, nascida a 24 de Janeiro de 1961 na freguesia e concelho de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra, é  licenciada, mestre e doutorada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É professora de História no Ensino Secundário.

As suas principais áreas de interesse são: História Religiosa e Eclesiástica e da História da Idade Moderna.

CV e Produção formato digital: https://orcid.org/0000-0003-0692-0468

António Vitor Ribeiro – FLUC/CHSC

António Vitor Ribeiro (n. 1974). Licenciou-se em História pela Universidade de Coimbra em 1999. Em 2004 concluiu o mestrado em História Moderna, na mesma Universidade, com a tese “Um buraco no Inferno. João Pinto, o lavrador heresiarca e a Inquisição”. Doutorou-se em 2009 com o trabalho “O Auto dos Místicos. Mística, Religião Popular e Inquisição”. Aí, procurou lançar um olhar sobre o imaginário místico português, popular e erudito. Foi bolseiro de pós-doutoramento da Fundação Para a Ciência e Tecnologia (FCT), publicando vários artigos, bem como o livro “O Império da Vontade e a raiz cristã da descristianização”, publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra em 2017. Foi bolseiro do Instituto Cultural de Macau, entre 2016 e 2018, com o projeto “A génese de uma tradução: Macau e os jesuítas na formação de um “cristianismo chinês”. Atualmente prepara um projeto a apresentar à FCT, com o título “O século do Homem: Antropologia, violência e religião em Portugal (séc. XIX).

Produção do Investigador

Bruno Abreu Costa – FLUC/CHSC

Licenciado (2011) e mestre em História – Sociedades, Políticas e Religiões (2013) pela Universidade de Coimbra, doutorando em História pela Universidade de Bergen, Noruega (2015-). Autor de uma dezena de publicações em revistas e livros na área de história e da cultura portuguesa. Colaborador do CHSC – Universidade de Coimbra e do CLEPUL – Universidade da Madeira.

As suas principais áreas de interesse são: História Eclesiástica e Religiosa. História dos Arquipélagos Atlânticos. História Comparativa.

CV: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8171634205976100

Produção formato digital: https://uib.academia.edu/BrunoAbreuCosta



Daniel Norte Giebels – FLUC/CHSC

Licenciado em Património Cultural pela Universidade do Algarve (2004). Mestre em História Moderna (2008) pela Universidade de Coimbra e doutorado em Altos Estudos em História – Época Moderna pela mesma universidade (2016), com projeto dedicado à Inquisição de Lisboa, desenvolvido com recurso a uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Recebeu o 1º Prémio Nacional de Ensaio Histórico António Rosa Mendes (2015). É atualmente investigador integrado do Centro de História da Sociedade e da Cultura e colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa.

As suas principais áreas de interesse são: História Moderna. História Eclesiástica e Religiosa. História da Inquisição.

CV: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2669864098011789

Produção formato digital: http://coimbra.academia.edu/DanielGiebels



Ediana Ferreira Mendes – UFOB

Possui licenciatura em história pela Universidade Federal da Bahia (2008). Mestre em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História nesta mesma universidade (2011). Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal do Oeste da Bahia e doutoranda em História na Universidade de Coimbra.

Atua na área de História, com ênfase em História Religiosa e Política da América portuguesa (séculos XVII-XVIII). 

CV: http://lattes.cnpq.br/1204556576910249

Produção formato digital: https://independent.academia.edu/EdianaMendes



Ellen Cristina Marques Luz – École Nationale des Chartes/ENS-Paris

Mestre em História e Civilizações (2018) pela École de Hautes Études em Sciences Sociales de Paris (EHESS). Estudante da École Normale Supérieure de Paris (ENS) e da École Nationale des Chartes (ÉNC) (2017-2019). Bolsista CNPq do programa de pós-graduação em História da Universidade Federal da Bahia. Graduada em História (Bacharelado) (2015) pela Universidade Federal da Bahia. Realizou intercâmbio em História junto à Universidade Nova de Lisboa – Prêmio Santander Universidades (2014-2015). Bolsista do programa de iniciação científica pelo programa Anthony John Russell Russell-Wood / UFBA (2013-2014). De 2012 a 2015 foi orientanda de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq). É membro dos seguintes projetos de pesquisa: A jacobeia e a ação reformadora dos bispos jacobeus na América Portuguesa (século XVIII); A História Cultura do mundo luso-brasileiro.

As suas principais áreas de interesse são: História Moderna, História Religiosa, História do Episcopado Luso-brasileiro, História Global, História Transnacional.

CV: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4308903T4



Evergton Sales Souza - UFBA

Licenciado em História pela Universidade Federal da Bahia (1994), mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1996), D E A de História Moderna e Contemporânea - Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1998) e doutorado em História Moderna e Contemporânea - Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Bahia e bolsista de produtividade científica do CNPq. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Religiosa e Política do mundo portugês na Idade Moderna.

As suas principais áreas de interesse são: História Religiosa, Jansenismo, Igreja, Jacobéia e relação entre Igreja e Estado no império português.

CV: http://lattes.cnpq.br/2934510984503951

Produção formato digital: https://andrelemos.academia.edu/EvergtonSalesSouza



Gabriela Nóbrega – Mestranda em História Moderna (FLUC)

Licenciada em História com Menor em Estudos Clássicos (2016) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Participou no V Encontro de Jovens Investigadores de História Moderna, que decorreu na Universidade de Coimbra, entre os dias 31 de maio e 2 de junho de 2016, com a comunicação “Crimes de religiosos na Intendência Geral da Polícia (1790-1800)”. Integrou também a equipa de trabalho que se ocupou da revisão bibliográfica e da elaboração dos índices onomásticos e toponímicos da obra História da Diocese de Viseu (2016), reconhecida pela Academia Real da História com o Prémio Lusitânia.

As suas principais áreas de interesse são: História Moderna. História eclesiástica e religiosa. História da cultura e das mentalidades. História da expansão.

CV: https://sig.fct.pt/fctsig/cv/presentation.pt/overview.aspx

Produção formato digital: https://independent.academia.edu/NóbregaGabriela



Gustavo Augusto Mendonça dos Santos – UFPE

Doutorando em História pela UFPE, Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura Regional da UFRPE, Graduado em Licenciatura Plena em História pela mesma Universidade. Possui artigos publicados em periódicos e livros abordando a temática do clero secular, da justiça eclesiástica e da inquisição. Atua na área de ensino das ciências sociais e licenciaturas em nível superior e dedica-se à pesquisa do período colonial brasileiro e de forma mais especifica à ação da Igreja Católica e da Inquisição no bispado de Pernambuco durante o século XVIII.

As suas principais áreas de interesse são: História Moderna, História Colonial, História Eclesiástica, História da Inquisição, História de Pernambuco.

CV: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4263531T0

Produção formato digital: https://ufpe.academia.edu/GustavoMendonça/Papers



Jairzinho Lopes Pereira - KU Leuven/CHSC

Licenciado em Hitória pela Universidade de Coimbra (2006), Doutor em Teologia Sistemática pela Teologinen tiedekunta da Universidade de Helsínquia, Finlândia (2012) e Master of Science em European Politics and Policies pela Faculteit Sociale Wetenschappen, da KU Leuven, Bélgica (2014). É investigador na Fonds Wetenschappelijk Onderzoek - Vlaanderen (Fundação Flamenga para a Investigação Científica) e na History of Church and Theology Research Unit da Faculdade de Teologia da KU Leuven onde é Teaching Assistant. É membro integrado do Centro de História da Sociedade e da Cultura de Coimbra e “Investigador Estrangeiro Associado” do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. As suas principais áreas de interesse são: a Patrística, as Reformas do século XVI; as relações entre a Igreja Católica e a Escravatura em África; Teologia política; História da Igreja em Cabo Verde.

CV: https://theo.kuleuven.be/en/research/researchers/00099708



Kevin Carreira Soares - PIUDHist – ICS/UL

Licenciado (2013) em História e mestre (2015) em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra é aluno do Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: Mudança e Continuidade num mundo Global (PIUDHist) e bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (PD/BD/128124/2016). Atualmente, desenvolve tese com o título “Episcopado e Poder: a Construção das Monarquias Ibéricas na Ásia da Época Moderna (1558-1668)” sob orientação de Ângela Barreto Xavier (ICS-UL) e José Pedro Paiva (FLUC).

As suas principais áreas de interesse são: História dos impérios ibéricos; História eclesiástica; História Política; História conectada.

CV: https://orcid.org/0000-0001-9620-7054

Produção formato digital: https://lisboa.academia.edu/KevinCarreiraSoares



Matilde Mendonça dos SantosFLUC/CHSC

Licenciada em História (2003), mestre em História Moderna: Poderes, Ideias e Instituições (2011) e doutora em Altos Estudos em História - Época Moderna (2017) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Atualmente é professora e coordenadora da disciplina de História e Cultura Cabo-verdiana na Escola Secundária Pedro Gomes (Cabo Verde), investigadora integrada do CHSC - Universidade de Coimbra e colaboradora do CHAM − Centro de Humanidades (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Universidade dos Açores). Tem apresentado comunicações em congressos nacionais e internacionais (Cabo Verde, Portugal e Espanha). Publicou alguns trabalhos em revistas científicas e capítulo em livro de organização coletiva.

As suas principais áreas de interesse são: História Moderna e História da Expansão Portuguesa, com especial atenção para temas da História da Igreja e do poder local em Cabo verde e noutros espaços do império português.

CV: https://sig.fct.pt/fctsig/cv/presentation.PT/overview.aspx



Michelle Carolina de Britto UNIFESP / Faculdade Anhanguera

Doutoranda em História na Universidade Federal da Bahia, licenciada (2014) e mestra em História Moderna com ênfase no Brasil Colonial (2018) pela Escola de Letras, Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Possui artigos e textos publicados em anais de eventos e atualmente é professora no ensino superior privado em São Paulo junto ao Centro Universitário Anhanguera.

As suas principais áreas de interesse são: História Moderna; História do Brasil Colônia; História Eclesiástica e institucional da Igreja; História da Justiça; História da Igreja no Brasil.

CV: http://lattes.cnpq.br/9664888849774680

Produção formato digital: https://unifesp.academia.edu/MCarolina



Miguel Rodrigues Lourenço – CHAM

Investigador do CHAM − Centro de Humanidades (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Universidade dos Açores), do Centro de Estudos de História Religiosa (Universidade Católica Portuguesa) e da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Encontra-se a realizar o seu doutoramento na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem desenvolvido investigação acerca do funcionamento da Inquisição de Goa e, numa perspectiva comparada, sobre as práticas de representação inquisitorial no Sueste Asiático e Ásia Oriental, especialmente nos casos de Macau e de Manila. Recebeu o Prémio Gulbenkian da Academia Portuguesa da História pela obra Articulação da Periferia. Macau e a Inquisição de Goa.

As suas principais áreas de interesse são: Inquisição, História das Instituições, História da Cartografia, Historiografia, História da Ásia, Religião

CV: https://orcid.org/0000-0002-0432-3240

Produção formato digital: https://fcsh-unl.academia.edu/MiguelLourenço



Paola Nestola – FLUC/CHSC

Oriunda de Itália, é licenciada cum laude pela Universidade de Lecce Salento (1997) em Conservação dos Bens Culturais. Doutorou-se em Social History of Europe and the Mediterranean na Universidade de Lecce-Salento e na Universidade Ca’ Foscari de Veneza (2004), beneficiando de uma bolsa Marie Curie Actions (2002-2003) desenvolvida na Universidade Pablo de Olavide de Sevilla (Espanha). Bolseira de pós doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2009-2016), é investigadora integrada do Centro de História da Sociedade da Cultura (CHSC) da Universidade de Coimbra. Recebeu quatro prémios pelas investigações editadas, entre os quais o Prémio Gulbenkian - História da Europa - da Academia de História Portuguesa (2016). Publicou livros, artigos, estudos em revistas e atas de Congressos nacionais ou internacionais.

As suas principais áreas de interesse são: História religiosa, social, político-institucional; iconografia e iconologia; história comparada; séc. XVI-XVIII.

CV: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4005008344167536



Pollyanna Gouveia Mendonça Muniz - UFMA

É professora na Universidade Federal do Maranhão e no Programa de Pós-Graduação em História - PPGHIS-UFMA. Possui Graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (2004), Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) - RJ (2007) e Doutorado em História pelo mesmo Programa de Pós-Graduação. Atualmente tem sua atenção voltada para a relação entre as justiças Eclesiástica, Civil e Inquisitorial no século XVIII e administração diocesana nos séculos XVII e XVIII. Atua basicamente nas áreas de História do Brasil, do Maranhão e do Piauí colonial. Realiza pesquisas com financiamento do CNPq (Edital MCTI/CNPQ/Universal 14/2014) e da FAPEMA (Edital Universal 002/2018. Publicou: 1 livro autoral, 3 livros que organizou conjuntamente com outros historiadores, além de capítulos de livros e artigos em revistas especializadas.

As suas principais áreas de interesse são: História do Brasil, História Religiosa, História Eclesiástica, História Colonial.

CV: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138434P2

Produção formato digital: https://independent.academia.edu/PollyannaMendonçaMuniz