Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Visa-se averiguar como é que o episcopado, a sua rede de agentes e as suas estruturas administrativas e de justiça se configuraram, atuaram e contribuíram para a difusão e conformação do cristianismo no império ultramarino português.
Pretende-se:
1 -
Reconstituir e perceber a atividade do episcopado ultramarino, preenchendo o relativo vazio historiográfico sobre o seu papel no processo de evangelização, área em que a historiografia tem sido monopolizada pela ação do clero regular;
2 -
Entender, em chave de história comparada e de história conectada, como é que em espaços distintos como as ilhas atlânticas, Brasil, África e Ásia funcionou o governo episcopal, cuja matriz era a das dioceses do reino;
3 -
Apurar o papel dos bispos no processo de confessionalização e de afirmação da autoridade do rei no império;
4 -
Avaliar como é que os bispos e o clero secular se relacionaram com as populações e com outros agentes responsáveis pela difusão e vigilância do catolicismo, como a Inquisição e o clero regular.

fct 42020chscLogo UC horizontal novo