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Colégio de São Tomás | College of São Tomás


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DenominaçãoName
Colégio de São Tomás
College of São Tomás

Ocupação atualCurrent occupation
TribunalCourt house

PropriedadeOwnership
Ministério da Defesa
Ministry of Justice


Caracterização artística e arquitetónica

Art and Architecture

A construção teve início em 1543, segundo o risco de Diogo de Castilho. A traça do Colégio segue esquema de um claustro central, a partir do qual se organizavam todas as dependências pedagógicas e residenciais. No século XVIII, o andar superior do flanco nascente foi ampliado e renovado, recebendo novas janelas de avental e um varandim de aparato.

Com a extinção das Ordens Religiosas em 1834, o imóvel seria incorporado na Fazenda Pública, servindo de armazém de madeiras até à sua aquisição pelos Condes do Ameal. Logo em 1895, o arquiteto Silva Pinto procedia à readaptação do edifício a palacete residencial através de um plano revivalista neoclássico, enobrecido com a escultura de João Machado.

Entretanto, com a compra do imóvel pelo Ministério da Justiça em 1928, que aí planeou instalar o Palácio da Justiça e o Tribunal da Relação de Coimbra, o edifício foi alvo de novas intervenções pela DGEMN, em 1930, a partir do projeto de Manuel Abreu Castelo Branco.

The construction initiated in 1543, following Diogo de Castilho’s design. The educational and residential areas of the College were organised around a central cloister. In the 18th century, the upper floor on the east side was expanded and renovated, receiving new apron windows and an ornamented balcony.


After the extinction of religious orders in 1834, the building was incorporated into the National Treasury and served as a lumber warehouse until it was acquired by the Counts of Ameal. In 1895, the architect Silva Pinto adapted the building to a residential palace using a neoclassical revivalist design, and enhanced it with a sculpture by João Machado.


In 1928, the building was bought by the Ministry of Justice for the purpose of establishing a courthouse there. The building suffered further alterations in 1930. The works were based on a project by Manuel Abreu Castelo Branco, and supervised by the Directorate-General for National Buildings and Monuments.




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