Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

José Maçãs de Carvalho

José Maçãs de Carvalho

José Maçãs de Carvalho (1960), artista, curador e professor universitário.

Doutoramento em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, em 2014; estudou Literatura nos anos 80 na Universidade de Coimbra e Gestão de Artes nos anos 90, em Macau onde trabalhou e viveu. É professor no Departamento de Arquitetura e no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, onde é coordenador do Mestrado em Estudos Curatoriais. De 2017 a 2020 foi subdiretor do Colégio das Artes. Leciona disciplinas na área das artes no Mestrado Integrado em Arquitetura, na Licenciatura em Design e Multimédia, na Licenciatura em Estudos Artísticos na Faculdade de Letras e no Doutoramento em Arte Contemporânea do Colégio das Artes.

Investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da

Universidade de Coimbra, no qual coordena a linha de investigação “Imagem e Alteridade”.

Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Oriente, Instituto Camões, Centro Português de Fotografia e Instituto das Artes/Dgartes. Em 2003 comissaria e projeta as exposições temporárias e permanente do Museu do Vinho da Bairrada, Anadia; em 2005 comissaria “My Own Private Pictures”, na Plataforma Revólver, no âmbito da LisboaPhoto. Nomeado para o prémio BESPhoto 2005 (2006, CCB, Lisboa) e para a “short-list” do prémio de fotografia Pictet Prix, na Suiça, em 2008.

Entre 2011 e o presente tem realizado várias exposições individuais em torno do tema da sua tese de doutoramento (arquivo e memória): no CAV, Coimbra; Ateliers Concorde, Lisboa e Colégio das Artes, Coimbra; Galeria VPF, Lisboa; Arquivo Municipal de Fotografia, Lisboa, Bienal de Fotografia de VF de Xira, Museu do Chiado e MAAT-Fundação EDP, Lisboa. Publicou o livro “Unpacking: a desire for the archive” pela Stolen Books, em 2014.

Em 2015 foi publicado um livro de fotografias suas intitulado Partir por todos os dias, na Editora Amieira. Em 2016 participou no livro Asprela, fotografia sobre o campus universitário do Porto, editado pela Scopio Editions e Esmae/IPP. Em 2017 publicou o livro Arquivo e Intervalo, edição Stolen Books/Colégio das Artes-Universidade de Coimbra e MAAT, com colaborações de Pedro Pousada, José Bragança de Miranda, Adelaide Ginga e Ana Rito.

Desde 2020 é curador do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra.

Como artista é representado pela Galeria Carlos Carvalho (Lisboa) e está representado em diversas coleções de arte privadas e públicas.

Email: josemacasdecarvalho@gmail.com

Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/451A-48DB-6475

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2569-303X