Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Mestrado em Estudos Curatoriais 

APRESENTAÇÃO

O ciclo de estudos de Mestrado em Estudos Curatoriais desenvolve competências nesta área de atividade transversal, reunindo especialidades oriundas de vários setores das ciências humanas e da teoria e história da arte com o objectivo de formar especialistas nos processos de mediação da arte contemporânea.

A oportunidade da criação deste Mestrado deriva do grande incremento que o interesse e o estudo da arte contemporânea têm registado em Portugal, mas também do reconhecimento de que a formação curatorial fornece competências ajustadas à comunicação e sensibilização de públicos para a arte contemporânea.
Os Estudos Curatoriais são suporte, pelo seu caráter transversal, para o incremento de investigação para a qual concorrem as diversas disciplinas que têm vindo a debruçar-se sobre as práticas artísticas, a História de Arte, a Teoria de Arte, a Estética, bem como as ciências humanas em geral. 

Os conteúdos programáticos do Mestrado em Estudos Curatoriais permitirão aos alunos uma base sólida para a compreensão da diversidade e a complexidade da prática da Curadoria, a sua genealogia e contornos atuais. O contacto direto com os agentes culturais, como curadores e artistas, por exemplo, ampliam esta compreensão e viabilizam a interação com contextos plurais e transversais à prática da curadoria contemporânea. A relação com a Bienal de Arte Contemporânea Anozero e o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, e todas as redes de parcerias nacionais e internacionais, dos quais se destaca o Venice Curadoria Course - Internacional Curadoria Program, que o Mestrado em Estudos Curatoriais estabelece, ampliam esta possibilidade e asseguram os objetivos de aprendizagem estabelecidos no curso.

O Mestrado encontra-se estruturado por forma a também desenvolver nos alunos competências no âmbito da produção cultural, preparando nesse sentido os formandos para o desenvolvimento de actividades no âmbito geral da gestão e administração da cultura contemporânea.

OBJETIVOS

- Conhecer, compreender e assimilar a diversidade e a complexidade da prática da Curadoria, a sua genealogia e contornos atuais. - Identificar as diferentes áreas da prática curatorial, desde a seleção de obras, passando pela instalação, à comunicação, edição ou mediação. - Refletir criticamente sobre as circunstâncias históricas, sociais e éticas que enformam a criação e o desenvolvimento de um projeto ou programa curatorial. - Estabelecer relações conscientes e traduzíveis em discurso entre obras e autores. - Desenvolver a capacidade de análise crítica sobre os contextos expositivos e os discursos curatoriais. - Desenvolver pontos de vista autónomos sobre os processos expositivos. Informar sobre os processos e complexidades das várias áreas da prática curatorial (curadoria de coleções, trabalho em instituições museológicas, projetos em instituições alternativas, autarquias, festivais, em galerias, etc.). Colocar o estudante perante a tomada efetiva de decisões curatoriais.

METODOLOGIAS

A combinação de uma forte componente teórica e de um conjunto de metodologias assentes no conceito de "Practice Based Research" (PBR), assim como o contacto com artistas e curadores e situações expositivas in situ, permitirão uma adequação plena àquilo que são os objetivos do Curso. O Laboratório de Curadoria, afeto ao Mestrado em Estudos Curatoriais do Colégio das Artes, é um espaço ensaístico para a prática curatorial em contexto formativo. Tendo como premissas primeiras a experimentação e o questionamento, opera segundo dinâmicas metodológicas de ação e participação. Nele são concebidos e desenvolvidos projetos que investigam e exploram o conceito de situ-ação, em que o contacto direto dos vários agentes potenciam um processo colaborativo e coletivo. Juntos, artistas convidados, alunos, docentes e comunidades várias, ensaiam pedagogias ativas assentes na dinâmica "problem-oriented project-based learning" expandindo, em simultâneo, o entendimento do espaço expositivo e da própria sala de aula. Da intersecção de ambos, nasce o Laboratório e deste, emerge uma zona de contacto, um território híbrido que se edifica no interstício entre as práticas artísticas e curatoriais e a educação. 

A par de uma formação teórica, os alunos encontram no Laboratório uma possibilidade de testagem, de resolução de problemas e de implementação de projetos que articulam vários saberes e linguagens. A presença de artistas, curadores, autores de áreas tão diversas como a Dança, a Arquitetura, a Fotografia, o Teatro ou o Cinema, nos Seminários do Curso de Doutoramento em Arte Contemporânea permite uma partilha de conhecimento plural, na medida em que os alunos do Mestrado em Estudos Curatoriais têm a oportunidade de participar desses Seminários ou serem desenvolvidas "masterclasses" específicas, com esses autores, no âmbito do Mestrado, constituindo mais uma oportunidade para aprofundamento das investigações em curso. 

A relação com a Bienal de Arte Contemporânea e o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, assim como com toda a rede de parcerias nacionais e contactos internacionais que o Mestrado em Estudos Curatoriais estabelece, amplia e fundamenta esta praxis metodológica.

O QUE NOS DISTINGUE

Pedagogias ativas assentes na dinâmica "problem-oriented project-based learning". O Laboratório de Curadoria: um espaço ensaístico para a prática curatorial em contexto formativo. 

Parceria com o Venice Curatorial Course – International Curatorial Program (http://venicecuratorialcourse.com/home/) que permitirá a circulação de docentes e professores, assim como a realização de projetos curatoriais conjuntos.

Protocolo com a BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA ANOZERO, no âmbito do qual, os estudantes do Mestrado em Estudos Curatorais desenvolvem um projeto curatorial (da produção, comunicação e edição à mediação). (https://youtu.be/MyU_IupZflA) . 

Parceria com a plataforma de crítica e arte contemporânea "UmbigoLab" (https://umbigomagazine.com/pt/blog/2021/03/02/o-colegio-das-artes-da-universidade-de-coimbra-e-a-plataforma-umbigolab/) na qual os estudantes desenvolvem projetos curatoriais exibidos regularmente em formato digital no respetivo site. No contexto desta parceria, está projetada a realização de uma exposição anual no Museu Nacional de Arte Contemporânea na Galeria Millenium bcp com curadoria dos estudantes do Mestrado em Estudos Curatorais. (https://colegiodasartesexposicoes.pt/exposicao/no-sonho-do-homem-que-sonhava-o-sonhado-acordou)

Parceria editorial com a revista de arte contemporânea "Umbigo" possibilitando aos estudantes a publicação de ensaios críticos. (https://umbigomagazine.com/pt/blog/2022/05/27/english-umbigo-online-interview-rebeca-romero-by-mafalda-ruao/) 

Implementação de uma vasta rede de parcerias regionais (Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Teatro Académico Gil Vicente, Centro de Arte Contemporânea de Coimbra), nacionais e contactos internacionais. 

Realização de workshops, seminários, conferências, com artistas, curadores e autores de áreas de ação transdisciplinar.

REDE DE PARCERIAS e PROTOCOLOS

Venice Curatorial Course; Museu Coleção Berardo, Lisboa; Culturgest, Lisboa; Fundação PLMJ, Lisboa; HANGAR - Centro de Investigação Artística, Lisboa; DGPC – Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa; Oficina, Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães; Centro de Arte Contemporânea de Coimbra; Círculo Artes Plásticas de Coimbra; Moinho de Papel, Leiria; Centro de Arte Oliva, S. João da Madeira; Galeria Solar (Festival Curtas Metragens), Vila do Conde; Espaço Mira, Porto; Museu de Serralves, Porto; Arquipélago: Centro de Artes Contemporâneas, Açores; Fundação Helga de Alvear, Cáceres, Espanha; Fundacíon Montenmedio Arte Contemporáneo, Cadiz, Espanha; NC-Arte, Bogotá, Colombia, Museu de Artes Decorativas/ Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, Lisboa; Museu-Atelier Júlio Pomar, Lisboa; Arquivo Municipal de Lisboa; MAAT, Lisboa; O Centro de Artes Alberto Carneiro, St. Tirso.

De notar o protocolo no âmbito do programa de mobilidade Erasmus firmado com a Universidade de Media Arts and Design de Karlsruhe e o Venice Curatorial Course.

O curso está estruturado em 4 semestres ocupados com seminários teóricos e teórico-práticos e pela elaboração de dissertação.

Aos semestres ocupados com frequência de unidades curriculares correspondem 70 unidades de crédito (ECTS).

dissertação possui 50 unidades de crédito (ECTS), para um total de 120 (ECTS).

Unidades curriculares Tipo ECTS Docente
Curadoria de Exposições ISem
10
Ana Rito
Questões Teóricas da Arte Contemporânea
Sem
6
Catarina Rosendo
Crítica e Ensaística sobre Arte
Sem
6
Catarina Rosendo
Espaços Expositivos e História da Exposição como Dispositivo
Sem
8
Nuno Grande
Curadoria de Exposições II
Sem
10
Ana Rito
Museologia e Conservação
Sem
6
António Ginja
Produção, Organização e Gestão de Projetos
Sem
8

Ana Rito 

 José Maçãs de Carvalho

Opção Livre (lecionada em outro curso de mestrado da Universidade de Coimbra)Sem
6
 
Seminário de Orientação I
Sem
5

Ana Rito 

 José Maçãs de Carvalho

Seminário de Orientação II
Sem
5

Ana Rito 

 José Maçãs de Carvalho

Dissertação/EstágioAnual
50

Ana Rito 

 José Maçãs de Carvalho

Coordenadores do Mestrado | Ana Rito; José Maçãs de Carvalho