Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Candidatura à Universidade de Coimbra - Graduação

Informação sobre contingentes e regimes especiais para candidatos com Nacionalidade Portuguesa, Nacionais de Timor-Leste e Bolseiros Nacionais dos Países Africanos de Expressão Portuguesa

»» CONDIÇÕES DE ACESSO

Os candidatos com nacionalidade portuguesa, ou equiparados, como nacionais de Timor-Leste e bolseiros nacionais dos Países Africanos de Expressão Portuguesa podem candidatar-se aos cursos de graduação (licenciaturas e mestrados integrados) da Universidade de Coimbra, via Concurso Nacional de Acesso:

1) através do contingente especial para candidatos emigrantes portugueses e familiares.

2) através de um dos seguintes regimes especiais:

        - Missão Diplomática Portuguesa no estrangeiro (funcionários portugueses de missão diplomática portuguesa no estrangeiro e familiares que os acompanhem);

       - Cidadãos portugueses bolseiros no estrangeiro ou funcionários públicos em missão oficial no estrangeiro e familiares que os acompanhem;

      - Bolseiros Nacionais dos Países Africanos de Expressão Portuguesa (estudantes nacionais dos países africanos de expressão portuguesa bolseiros do Governo Português, dos Governos respetivos, da Fundação Calouste Gulbenkian, ao abrigo de convenções com a UE ou outros);

      - Naturais e Filhos de Naturais de Timor-Leste.

»» Quais os requisitos?

Existem requisitos específicos para o contingente especial e por cada um dos regimes especiais. Contudo, de forma geral, o candidato deve:

  • Ser titular de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Realizar, ou ter realizado nos últimos dois anos, os exames nacionais ou estrangeiros correspondentes às provas de ingresso exigidas pela UC para os diferentes cursos a que vai concorrer, e ter obtido nessas provas uma classificação igual ou superior à classificação mínima exigida;
  • Realizar os pré-requisitos se forem exigidos pela UC para os cursos a que vai concorrer.

Até 31 de maio do ano que antecede o ano de realização da candidatura, a Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) publica, no site da Direção-Geral de Ensino Superior (DGES), a lista de exames estrangeiros que substituem as provas de ingresso, bem como a lista de exames estrangeiros considerados homólogos das provas de ingresso exigidas para candidatura ao ensino superior português.

A DGES disponibiliza igualmente no seu site o Guia de Candidatura ao Ensino Superior Público, aquando do prazo de candidatura, contendo as provas exigidas, classificações e pré-requisitos para todos os pares instituição/curso que abrem vagas no concurso desse ano.

»» Como fazer a candidatura?

- Contingente especial para emigrantes e familiares -


Os candidatos têm que realizar uma candidatura online ao Concurso Nacional de Acesso, organizado pela Direção-Geral de Ensino Superior (DGES) de Portugal, durante a 1.ª fase, que decorre normalmente entre meados de julho e início de agosto. Porém, a senha de acesso tem que ser solicitada em fevereiro através do site da DGES.

Os documentos que devem instruir a candidatura, e que comprovam a satisfação das condições que permitem beneficiar deste contingente especial, têm que ser entregues pelos candidatos junto do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior da Universidade de Coimbra, acompanhado do recibo comprovativo da apresentação da candidatura online.

- Regimes especiais -


A candidatura através dos regimes especiais decorre numa fase única, habitualmente, no período compreendido entre as duas últimas semanas de julho e as duas primeiras semanas de agosto.

Os candidatos no âmbito destes regimes devem apresentar a sua candidatura presencialmente junto do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior da Universidade de Coimbra, onde também são adquiridos os boletins de candidatura.

Exceptuam-se os candidatos Bolseiros Nacionais dos Países Africanos de Expressão Portuguesa que devem realizar a sua candidatura junto das Embaixadas de Portugal nos seus países de origem. As Embaixadas apresentam as candidaturas recebidas junto da Direção-Geral de Ensino Superior (DGES) de Portugal.

Encontre todas as informações de que necessita para realizar a sua candidatura em www.dges.gov.pt

»» QUAIS OS CURSOS DISPONÍVEIS?

A Universidade de Coimbra oferece cursos de graduação (licenciatura e mestrado integrado) nas mais diversas áreas do conhecimento, das Humanidades e Ciências Sociais às Ciências Naturais, Exatas, Engenharias, Tecnologias, Desporto e Ciências da Saúde.

Saiba mais em www.uc.pt/go/cursos

»» Contactos

Gabinete de Acesso ao Ensino Superior da Universidade de Coimbra

E-mail: acessoaoensinosuperior@uc.pt