/ UC Social

Curso "Criação de Projetos de Inovação e Empreendedorismo Social"

A formação em Inovação Social e Empreendedorismo pretende capacitar os/as estudantes para a preparação e implementação de projetos de empreendedorismo social em instituições sem fins lucrativos. Para tal, é importante abordar os conteúdos básicos ligados à noção de empreendedorismo, e em particular, empreendedorismo social, inovação social, construção e gestão de projetos sociais, e soft-skills ligadas à comunicação.

Esta formação surge no contexto do Projeto UC Social, que pretende dar-te a oportunidade de construir projetos de empreendedorismo social que respondam a necessidades específicas de Instituições Particulares de Solidariedade Social da cidade de Coimbra. Assim, é fundamental a sua adequada capacitação nestas áreas, tornando possível a construção de projetos sociais capazes de criar valor na sociedade e de potenciar a transferência de conhecimento nas áreas das ciências sociais e humanas.

Objetivos

Esta formação tem como objetivo geral a capacitação dos/as estudantes da UC para a construção de projetos de empreendedorismo social. Destacam-se como objetivos específicos:

1. Facultar aos estudantes competências básicas ligadas ao empreendedorismo social;
  2. Dar a conhecer os pressupostos-base ligados à inovação social;
  3. Capacitar para as soft-skills, em especial comunicação em público e relação interpessoal;
  4. Dar a conhecer o conceito de planeamento estratégico, e a sua aplicabilidade na construção e implementação de projetos sociais.

Quem se pode inscrever?

Todos os e as estudantes da Universidade de Coimbra.

Carga horária

Esta formação tem a duração de 12 horas.

Programa

O programa pretende dar-te ferramentas capazes de te ajudar a desenhar soluções inovadoras no desenvolvimento de projetos de empreendedorismo social.

21 novembro, 2022

Empreendedorismo social - compreender o conceito

Marta Fonseca

Gestora do Projeto “UC Social”

24 novembro, 2022

O empreendedor – perfil e competências

Coordenador do Projeto UC- AIPED

Como nascem as ideias – Criatividade e Inovação Social

Coordenador do Projeto UC- AIPED

05 dezembro, 2022

Planeamento Estratégico

Luís Silva

07 dezembro, 2022

Construção de projetos de empreendedorismo social

CD

Carla Duarte

Instituto Pedro Nunes

13 dezembro, 2022

Comunicar uma ideia – Marketing e Comunicação interpessoal

Coordenador do Projeto UC-AIPED

Preço

O "Criação de Projetos de Inovação e Empreendedorismo Social" é gratuito para todos os estudantes da Universidade de Coimbra.

As inscrições encontram-se encerradas.