/ Apoios

Apoio a estudantes com Necessidades Educativas Específicas

Reconhecer o direito à igualdade na diferença é algo que a todos diz respeito.

O apoio a estudantes com necessidades educativas específicas visa a inclusão no contexto académico, contribuindo para um ensino de qualidade, bem como para a identificação de barreiras físicas, de comunicação e de informação que obstem à integração social e escolar destes estudantes.

O período para requerer o apoio encontra-se a decorrer até ao dia 15 de março.

Como requerer o apoio?

Para obter o apoio, deves requerer o estatuto de Estudante com Necessidades Especiais, previsto no Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Para obteres este estatuto, que carece de validação prévia pelos SASUC, deves agendar uma entrevista personalizada para avaliação das desvantagens escolares e sociais com que te confrontas em contexto académico e para definição de estratégias e medidas que permitam superar os obstáculos identificados.

Como marcar a entrevista?

Para agendares a entrevista, deves enviar um e-mail para gabadmin@sas.uc.pt, indicando o nome, n.º de estudante e contacto telefónico. Posteriormente, vais receber a confirmação da data e horário do atendimento solicitado.

Qual o prazo para requerer o apoio?

O apoio deve ser solicitado para cada semestre, nos seguintes prazos:

• 1º semestre: até 31 de outubro;
  • 2º semestre: até 31 de março.

Deves realizar a entrevista com a Assistente Social antes do final do prazo para requerer o apoio.

Como posso ter acesso a materiais escolares em formatos alternativos?

Temos um Centro de produção de materiais didáticos em formato alternativo. Para saberes mais sobre os materiais e como podes solicita-los, envia e-mail para gabadmin@sas.uc.pt.

Para além disso, temos uma Biblioteca inclusiva, que funciona no piso da Sala de Leitura da Biblioteca Geral, com equipamentos direcionados a dois grupos de utilizadores: por um lado, a pessoas com dificuldades visuais e, por outro, a pessoas com dificuldades neuromotoras.

Regulamentos

Consulta aqui os regulamentos: