/ Espaços

Palácio de São Marcos

O Palácio de São Marcos reúne condições ideais para a realização de eventos científicos, culturais e sociais, potenciando e valorizando a componente patrimonial e paisagística.

O Palácio de São Marcos localiza-se a cerca de 20km de Coimbra (São Silvestre). Foi construído em meados do séc. XX sobre as ruínas de um mosteiro quatrocentista pertencente à Ordem de S. Jerónimo. Aquando da extinção das ordens religiosas em 1834, o mosteiro tornou-se posse de particulares. A falta de manutenção agravada por um grave incêndio que teve lugar em 1860, votou o espaço a um estado de ruína quase total, do qual se salvaram apenas a igreja monástica e a casa da botica.

Inspirado pelos palácios seiscentistas, o arquiteto Leonardo Castro Freire projetou o edifício que atualmente acolhe o palácio. O Palácio de S. Marcos serviu de residência oficial aos Duques de Bragança entre 1954 e 1975. Em 1976 o Palácio foi adquirido pelo Estado Português à Fundação da Casa de Bragança e posteriormente cedido à Universidade de Coimbra, em 1981, para a realização de atividades científicas, culturais e sociais.

A área é constituída por um Palácio, espaços naturais envolventes e por uma Igreja – classificada como monumento nacional desde 1910.


Igreja

No ano de 1441, João Gomes da Silva instituiu a missa quotidiana na capela primitiva dedicada a São Marcos. Passados dez anos foi erguido, no local da ermida, o Mosteiro do mesmo orago por doação de D. Brites de Menezes aos frades hieronimitas. Estas campanhas de obras quatrocentistas estiveram a cargo do mestre Gil de Sousa, arquiteto do rei D. Afonso V. No reinado de D. Manuel I foram executadas importantes obras que vieram a alterar a feição arquitetónica do edifício. Estas estiveram a cargo do mestre de obras, Diogo de Castilho e do escultor Nicolau Chanterene, tendo este último executado o retábulo da capela-mor. De finais do século XVI, mais concretamente de 1574, data a capela dos Reis Magos.

A Igreja de planta longitudinal apresenta um portal manuelino, em arco quebrado, com forte decoração naturalista. Na capela-mor destaca-se a abóbada de nervuras estrelada suportada por mísulas, o retábulo renascentista do altar mor em pedra policromada, dividido em duas partes com figuras dispostas na bancada. no soco e nos frontões, e o acervo de túmulos, entre os quais se encontra o da fundadora deste convento, D. Brites de Menezes. Na nave observamos o conjunto de estruturas tumulares tardo-góticas e renascentistas - à direita da porta de entrada podemos observar os túmulos de Aires Gomes da Silva e Gonçalo Gomes da Silva, executados pelo artista coimbrão Diogo Pires-o-Moço. Em frente ao púlpito, num tratamento típico do gótico flamejante, encontra-se o belíssimo monumento funerário com estátua jacente, ornatos na face e um cortinado pétreo suspenso de Fernão Teles de Menezes, realizado por Diogo Pires-o-Velho.

Anexa à nave encontra-se a capela dos Reis Magos com pórtico em arco redondo, envolvido por pilastras, colunelos, medalhões e com cobertura cupular assente em cornija circular. Salienta-se ainda nesta capela o retábulo com meias figuras de apóstolos e, nas paredes laterais, os túmulos maneiristas datados de cerca de 1572, onde repousam as ossadas de Aires Gomes da Silva-o-Velho e de D. Antónia de Vilhena e seu marido Diogo da Silva.

Piso 0

Piso 0

1 — Átrio /Pátio
2 — Salão Nobre
3 — Lógia
4 — Biblioteca
5 — Sala do Império
6 — Bar
7 — Cozinha
8 — Sala de Jantar (Sala duas lareiras)
9 — Sala 1.ª Lareira
10 — Igreja
11 — Claustro
12 — Instalações sanitárias

Piso 1

Piso 1

13 — Quarto da Rainha

Espaços e lotação

Capacidade
Biblioteca 20
Sala Império 10
Sala 1 lareira 15
Sala 2 lareiras 22
Salão Nobre 187

Contactos e localização

Palácio de S. Marcos
S. Silvestre
3025-637 Coimbra

Telm: +351 964 695 141
Tel: +351 239 242 800

Coordenadas: 40.243387,-8.550147

Morada para correspondência:
Universidade de Coimbra
Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra
Rua Larga
3004-504 Coimbra

Reservas

Use o formulário seguinte para fazer uma reserva no Palácio de São Marcos.
Se preferir poderá fazer a sua reserva pelo endereço reserva.espacos@uc.pt ou pelo telefone 239 242 746.