a carregar...

DFCI

Congresso Internacional LITERACIAS, MEDIA E INFORMAÇÃO

Cartaz final

A literacia foi inicialmente definida como a capacidade de utilização na vida quotidiana de competências, tais como a leitura, a escrita e o cálculo. Contudo, o conceito diversificou-se, em consonância com as alterações sociais e tecnológicas das últimas décadas.

Em 2007, a Comissão Europeia assumiu a literacia mediática como um elemento de aprofundamento da democracia e definiu-a como “a capacidade de aceder aos media, de compreender e de avaliar de modo crítico os diferentes aspetos dos media e dos seus conteúdos, e de criar comunicações em diversos contextos”. A literacia mediática passou a ser entendida como envolvendo outras literacias, tais como a capacidade de ler o mundo, de obter e selecionar informação, de aferir a sua qualidade e pertinência, e de conhecer e compreender procedimentos técnicos de direcionamento da informação por meio de algoritmos e big data.

Os desafios colocados pelas tecnologias de informação e comunicação e a omnipresença dos media introduziram transformações no conceito de literacia, no sentido de incorporar competências, manejar recursos, estimular a reflexão crítica e instigar a criatividade.

Organizado pelo Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação (DFCI) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), em parceria com o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20), com a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e com o Instituto Brasileiro Palavra Aberta (IBPA), o Congresso Literacias, Media e Informação pretende precisamente discutir e problematizar o impacto das alterações sociais e tecnológicas no conceito de literacia e o lugar das múltiplas literacias nas sociedades democráticas.

Especialmente direcionado às e aos estudantes de 1º, 2º e 3º ciclos das instituições acima referidas e com especial interesse para professoras/es do ensino básico e secundário, este Congresso visa, ainda, sensibilizar a comunidade em geral para a complexidade dos processos de informação e comunicação, promovendo a reflexão crítica sobre os dispositivos digitais que nos são contemporâneos.